sexta-feira, 8 de abril de 2011

História da Paróquia São José

A Paróquia São José do Bairro Petrópolis, foi canonicamente criada e instalada pelo Revmo. Sr. Dom Augusto de Carvalho, em 08 de dezembro de 1965. Por não poder provê imediatamente de um vigário, assumiu as funções paroquiais. Em 02 de marco de 1966, o triunfense Pe. Estanislau Pires da Silva pertencente a Congregação dos Padres do Coração de Jesus, ordenado em 1942, foi o primeiro Padre a assumir a paróquia de São Jose. Não havendo a Igreja nem salão paroquial, residia no abrigo dos menores, onde era celebrada diariamente a Santa Missa, inclusive aos domingos. O Pe. Estanislau Pires da Silva esteve a frente da paróquia de São Jose ate 09 de agosto de 1969. Foi nomeado pelo Bispo Dom Augusto de Carvalho, para a paróquia de Taquaritinga do Norte, em substituição ao Pe. Basílio, em razão do mesmo ter deixado o Ministério. Novamente, Dom Augusto de Carvalho, assumiu as funções paroquiais, onde permaneceu ate 03 de abril de 1980. Em 10 de abril de 1980, o Pe. Almir Palheta, Diretor do Colégio Diocesano, foi designado para assumir a paróquia. Enquanto se construía a Igreja Matriz, os atos religiosos se realizavam nos salões do antigo Seminário, atualmente a Faculdade de Filosofia. No salão de recreio, atual biblioteca da faculdade, se celebrava a Santa Missa e demais atos religiosos. Concluída a construção da igreja, foi a mesma inaugurada em 29 de junho de 1972, e exatamente às 19:30h, iniciava-se as festividades de inauguração, com bênção da mesma igreja, sagração do altar, sendo a concelebração presidida pelo Sr. Bispo Diocesano Dom Augusto de Carvalho.

Em 19 de fevereiro de 1984, em substituição ao Pe. Almir Palheta foi nomeado o Pe. Teofanio, redentorista, holandês, proveniente de Garanhuns onde era pároco da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, bairro do Heliópolis (Arraial), permanecendo na paróquia de São Jose, ate 05 de novembro de 1993, quando alguns meses depois retornou ao seu país de origem (Holanda), haja vista a gravidade da sua doença, a qual causou sua morte.

Em 06 de novembro de 1993, Frei Antonio Lopes Bezerra, capuchinho pertencente à Fraternidade do Convento dos Capuchinhos de Caruaru, assumiu a direção da paróquia de São José mediante " Provisão" outorgada pelo Revmo. Dom Augusto de Carvalho. Tem início uma nova fase na história da nossa Paróquia. Após reestruturar a Paróquia, o Frei Lopes com seu jeito carismático, deu oportunidade para que a comunidade se organizasse, com a finalidade de realizar o Encontro de Casais com Cristo, sendo esse o primeiro passo para arrebatar os casais católicos para assistirem a Santa Missa e ao mesmo tempo se envolverem com os trabalhos da comunidade através dos Movimentos, Catequeses, Pastorais, etc...

O primeiro ECC da Igreja Católica de Caruaru, foi realizado pela paróquia de São José nos dias 17,18 e 19 de novembro de 1995, tendo como madrinha a Paróquia de São José dos Bezerros.

No ano de 2008,após quase quinze anos,Frei Lopes, como era conhecido por todos os paroquianos,foi substituido pelo jovem e dinâmico Pe. Zenilson Tibúrcio, que está dando continuidade ao trabalho de seus antecessores, com total louvor.